Interatividade gerando resultados

A corrida dos micro-blogs: Twitter x Jaiku x Pownce

17/09/2007 - 16:19 - Geral, Mídia Participativa, Negócios, Referências, Tecnologia, Tendências, Web 2.0

Para quem já se acostumou com a palavra e esqueceu seu significado, “blog” é uma abreviação de “weblog”, que literalmente significa agenda ou diário web. E era assim que os primeiros blogueiros da internet encaravam a ferramenta, como uma forma de relatar para a comunidade on-line suas experiências de vida, seus sonhos e decepções, a maneira como encaravam o mundo ou simplesmente contar o que estavam fazendo no momento. Não foi surpresa ver que os blogs começaram a se tornar populares graças aos adolescentes, o público que mais sente vontade de desabafar e botar a boca no mundo. Hoje, o que antes era visto como um diário virtual teen tornou-se uma poderosa ferramenta de comunicação, para todas as idades e para os mais diversos tipos de profissionais, como jornalistas e empresários.

Passados 10 anos desde seu surgimento, os blogs entram numa nova fase, mais aberta e dinâmica, e num tamanho bem reduzido. Os micro-blogs estão fazendo seu barulho na rede, mesmo que de forma tímida e gradual. Aos poucos, esse novo conceito de se comunicar na internet vem conquistando seu espaço, inclusive aqui no Brasil.

O nome “micro-blog” é auto-explicativo, mas é preciso aprofundar um pouco mais seu significado. Os textos são mais curtos e objetivos, obrigatoriamente pelo limite de caracteres determinado pelas principais ferramentas do gênero. A idéia de micro-blog lembra aquelas mensagens que muitos usuários do MSN Messenger colocam logo abaixo de seus nomes, para expressar seus sentimentos, divulgar alguma notícia, comentar sobre algum evento da atualidade ou simplesmente dar dicas e sugestões para seus amigos e conhecidos. O scrapbook do Orkut também vem à memória, pela forma sucinta e rápida de se comunicar com alguém. E esse conceito de comunicação ágil e objetiva vai mais além, graças ao recurso que permite você atualizar seu micro-blog através de duas ferramentas que estão diariamente em nosso cotidiano digital: celulares e “instant messengers”.

Liderando com folga a corrida dos micro-blogs está o Twitter. Lançado em julho de 2006, somente no começo deste ano a ferramenta começou a se tornar mais popular, e virar um dos assuntos mais comentados da internet. O mote do Twitter é responder a simples pergunta sobre “o que você está fazendo”. Mas antes que virasse um enorme apanhado de frases inúteis como “estou comendo pão com presunto” ou “estou assistindo à novela das oito”, os usuários do serviço perceberam as grandes vantagens que esse novo tipo de comunicação propicia. Os blogueiros mais antenados e influentes da blogosfera sabem bem disso. Eles transformaram o comunicador num grande espaço para troca de idéias, e muitos dos assuntos discutidos em seus blogs são antecipados no Twitter. As utilidades do micro-blog são variadas; é só reparar no que muitos nomes de destaque andam fazendo por lá:

Mas a briga pelo segundo lugar dessa corrida tem sido interessante. Da Finlândia vem o Jaiku, que tem diversas vantagens em relação ao seu principal concorrente. O visual é mais bonito, a usabilidade é melhor, e tem algumas funcionalidades ausentes no Twitter, como criação de canais (grupos de contato) e inserção de comentários nas mensagens. Também na disputa aparece o Pownce, dos mesmos criadores do site de notícias Digg. A ferramenta também tem um visual mais agradável que o do Twitter, e permite ainda o envio de arquivos entre os contatos, uma grande vantagem em relação a seus concorrentes. Mas dois fatores pesam contra o Pownce: ele não permite a integração com celular e ainda não liberou sua API, não permitindo assim que sejam criados mash-ups com a ferramenta. Twitter e Jaiku têm seus códigos acessíveis a qualquer usuário, o que já produziu uma enorme variedade de programas que integram esses aplicativos a outras ferramentas da internet.

Aqui no Brasil, o que atrapalha uma popularização maior desses micro-blogs é o fato de nenhum deles oferecer integração com o IM mais usado por estas bandas, o MSN Messenger (entre os que oferecem essa integração estão o Google Talk e o AIM, ainda pouco populares no Brasil). Também pesa o fato de que a maioria das operadoras brasileiras de celular impede o envio de mensagens SMS para o exterior. Mas é questão de tempo até perceberem o potencial dessas ferramentas, nessa nova fase da comunicação digital.

P.S.: A Mídia Digital já está marcando presença no Twitter.

Postado em 17/09/2007 às 16:19h na(s) categoria(s): Geral, Mídia Participativa, Negócios, Referências, Tecnologia, Tendências, Web 2.0. Você pode acompanhar este post pelo feed RSS 2.0. Você pode deixar uma resposta, ou trackback do seu site.

Por Luís Guilherme Rodrigues

Feed do artigo

  • Os blogs certamente possuem seu lugar de destaque na Web, principalmente nesta época em que o usuário “comum” tem poder sobre divulgação de conteúdo e serviços.

    Mas, sobre esta nova onda dos microblogs, eu não coloco muita confiança, acho que se trata mais de uma mania de momento do que uma realidade como os blogs.

    Quem sabe o tempo me mostre o contrário… Ou não…

    Por Carlos Eduardo - 09/17/2007 às 21:38h

  • E o Google comprou o Jaiku!

    Acho que os micro-blogs tem futuro muito promissor sim, ja que são muito adequados para as telinhas de celulares e outros mobiles.

    Por kavinski - 10/10/2007 às 08:50h

  • Bom, existe o Gozub, em portugues, e que permite a postagem pelo MSN Messenger! http://www.gozub.com

    Por Romântico.jp - www.rmcs.zip.net - 11/15/2007 às 12:59h

  • Já usei o Pownce e prefiro o Twitter!!

    http://twitter.com/visitesaopaulo

    Por Cristiane Rocha - 04/28/2008 às 21:56h

  • Olá eu tenho um trabalho sobre microblogs (Twitter),e nao sei nada sobre o assunto você poderia me da informaçoes sobre microblogs?
    Obrigada .
    Qualquer resposta envie para meu e-mail
    Jessicarangels@yahoo.com.br

    Por Jessica Rangel - 04/29/2008 às 19:24h

  • [...] estamos atentos ao universo dos microblogs desde 2007, quando publicamos um post sobre a disputa dos três principais serviços desse nicho. Pois bem, passado todo esse tempo, o [...]

    Por A Mídia Digital no Twitter - Mídia Digital - 01/20/2009 às 14:53h

Comente também
  1. Não será publicado

(*)Campos obrigatórios

voltar
Mídia Digital Curitiba Mídia Digital
Curitiba: Rua Reinaldino S. de Quadros, 367 - Alto da XV - Cep: 80045-070 PR Brasil
Fone: (41) 3311-7700