Interatividade gerando resultados

A nova arma do Google

10/09/2008 - 11:27 - Design, Geral, Tecnologia, Tendências, Usabilidade

A Mozilla fez um grande estardalhaço no lançamento do Firefox 3.0. Houve toda aquela campanha para se bater o recorde de downloads de um programa num único dia (feito alcançado), e a blogosfera tratou de propagar o buzz sobre as novas funcionalidades do navegador (Awesome Bar, Favoritos, Identificação de Segurança, etc.). No balanço geral, grau de satisfação alto entre os usuários da “Raposa de Fogo”. Mas nada ameaçador para a grande popularidade do Internet Explorer.

Nos bastidores dos acontecimentos, um certo gigante estava arquitetando a sua entrada nessa briga. No espaço de um dia, o Google apresentou e lançou seu mais novo rebento, o Chrome. E o novo navegador tem boas armas para enfrentar seus adversários.

O design minimalista e o visual “clean”, já presentes em outros aplicativos do Google, chamam atenção à primeira vista. Azul pálido, apenas os botões essenciais para a navegação e o máximo de espaço possível para a tela do website visitado.

Chrome4

Assim que se inicia o Google Chrome, mais novidades. Ao contrário do Firefox, as abas de navegação estão no topo da janela do próprio programa, não dentro dele. A página inicial apresenta links diretos para os sites mais visitados pelo usuário, além de seus favoritos mais recentes; uma forma de agilizar a navegação. Por falar em agilidade, o Chrome possui um novo sistema de velocidade que permite executar códigos JavaScript de forma muito mais rápida que seus concorrentes. É só navegar um pouquinho que já se sente a diferença da velocidade.

Cada aba do Chrome é carregada separadamente; logo, se uma aba travar durante a navegação, não é preciso fechar todo o navegador, apenas a aba em questão. Não dá pra deixar de mencionar a barra inteligente de navegação, que assim como sua equivalente no Firefox, é capaz de acessar sites já visitados através de palavras-chaves e fazer buscas diretamente no… Google.

Como qualquer produto beta, o Chrome ainda não está 100%, e ainda apresenta algumas falhas, até mesmo para carregar páginas do próprio Google. Mas promete esquentar bastante a guerra dos navegadores. Para quem quiser experimentar o novo brinquedinho, é só baixá-lo no site oficial.

Postado em 10/09/2008 às 11:27h na(s) categoria(s): Design, Geral, Tecnologia, Tendências, Usabilidade. Você pode acompanhar este post pelo feed RSS 2.0. Você pode deixar uma resposta, ou trackback do seu site.

Por Luís Guilherme Rodrigues

Feed do artigo

Comente também
  1. Não será publicado

(*)Campos obrigatórios

voltar
Mídia Digital Curitiba Mídia Digital
Curitiba: Rua Reinaldino S. de Quadros, 367 - Alto da XV - Cep: 80045-070 PR Brasil
Fone: (41) 3311-7700